Dicas de Produtividade

Sendo o papel uma base sensível à impressão, todos os cuidados adotados para a conservação de suas propriedades originais irão proporcionar a maximização da qualidade de impressão e a otimização de sua produtividade.

A seguir, elencamos uma série de dicas e recomendações sobre as formas mais adequadas de manuseio e armazenagem dos papéis offset Chambril, a fim de garantir seu desempenho em máquina.

Todo papel deve ser inspecionado no recebimento. A inspeção visual deve se concentrar:

Na identificação do produto conforme o pedido de compra.

Nas dimensões do papel e gramatura.

Nos possíveis sinais de umidade e marcas de avarias nas embalagens.

Apesar de toda proteção que a embalagem proporciona ao papel, a correta operação de carregamento e descarregamento, por meio de equipamentos adequados, é uma das formas mais eficazes para se evitar perdas e avarias.


• Empilhadeira de Garfo:
Os papéis em folhas, tanto em resmas paletizadas como em skids, devem ser carregados por empilhadeira de garfo, tomando cuidado para que a lança da empilhadeira não atinja o palete que está atrás daquele que está sendo empilhado ou retirado.

• Empilhadeira de Clamp:
As bobinas devem ser sempre transportadas por empilhadeiras com clamp. A pressão do clamp deve ser sufi ciente somente para suportar a carga; não pode ser excessiva, pois danifica a bobina. Deve-se carregar apenas uma bobina por vez, pois o clamp exerce pressão diferente em duas bobinas, deixando-as ovaladas. Ao depositar a bobina no solo atentar-se para que esteja paralela ao solo, de forma a não bater em ângulo, o que amassa as extremidades, criando o efeito conhecido como "meiasluas".

O pessoal encarregado de manuseio deverá ser treinado nos seguintes pontos:
A velocidade das operações deve ser adequada às condições de trânsito local, às condições de piso e à estabilidade do produto transportado.


Todos os equipamentos envolvidos no transporte e manuseio devem estar perfeitamente conservados:


• O palete não deve ter saliências, como pregos mal-fi xados e grandes espaços vazios entre as ripas;


• O clamp deve ser constantemente avaliado quanto a avarias e desgaste das borrachas das garras, que podem deixar parafusos aparentes e danifi car a bobina;


• Sistema hidráulico dos equipamentos sem vazamentos, etc.



Oriente os transportadores para que façam transporte manual dos produtos com a máxima segurança, não jogando-os no chão ou carregando-os sobre a cabeça, pois poderão causar avarias. O transporte de resmas deve ser feito por duas pessoas: uma em cada extremidade do pacote.

No caso de bobinas, se houver necessidade de serem movimentadas sem empilhadeira, utilize uma cunha arredondada para girá-las e apenas role-as em superfície lisa, sem imperfeições nem sujeiras.

Para a paletização das resmas soltas, recomenda-se que a operação seja feita no próprio caminhão e, posteriormente, descarregadas por empilhadeira de garfo.


O veículo que transporta o produto deve estar sempre limpo e com o assoalho forrado.

No carregamento, a carga deve estar totalmente alinhada. Quando a carga for superior à altura das guardas da carroceria do caminhão, cantoneiras devem ser amarradas em toda a extensão da carga. Para evitar avarias no produto (marcas da corda e papel molhado), fique atento às condições da lona que protege a carga.

O papel offset Chambril é embalado com kraft laminado com polietileno, cuja função é proteger o papel contra a variação de umidade no local de armazenagem.

Local de Armazenagem




O local deve possuir uma cobertura sem riscos de goteiras, com pouca ventilação, mantendo janelas e portas fechadas. A limpeza deve ser feita com a utilização de vassouras, não sendo permitida a lavagem do chão. A dedetização deve ser periódica.

Quanto menor a variação de temperatura, umidade e exposição aos raios solares, melhor será a conservação do papel. Nos locais fechados e sem ventilação deve-se evitar os veículos movidos a motores de combustão interna.

Mantenha o armazém arrumado e com sinalização visual nos cruzamentos para evitar colisões.

Rotatividade do Estoque


O local de armazenagem deve permitir o perfeito rodízio do estoque: o primeiro que entra é o primeiro que sai.

Procedimentos de Segurança


Inspecione regularmente os equipamentos de segurança contra incêndios quanto às condições de uso, realizando sua manutenção quando necessário. Os equipamentos devem estar desobstruídos e o pessoal deve ser treinado para uma ação imediata em casos de emergência.

Empilhamento de Paletes (Skids e Resmas)




Altura máxima:
Empilhe no máximo três paletes no armazém.
No empilhamento de paletes, coloque entre eles uma boa proteção para que os pés dos paletes não fi quem em contato com as embalagens, danifi cando o papel. Podem ser lâminas de material compensado, por exemplo.

Recomenda-se manter os paletes a uma distância mínima de 20cm das paredes, principalmente para aqueles próximos a janelas.

Mantenha o empilhamento alinhado e marque o piso do armazém com faixas de sinalização. Nota: As faixas devem ser aproximadamente 20cm mais largas que a largura das empilhadeiras.

Empilhamento de Bobinas


Altura máxima:
Ao empilhar bobinas, recomendamos a armazenagem no sentido vertical (chaminé), proporcionando maior segurança no manuseio e não comprometendo a qualidade do papel.
A altura máxima do empilhamento deve ser de 4 metros, para possibilitar seu manuseio com empilhadeiras clamp em condições seguras.
Todo papel deve ser armazenado sobre uma estrutura resistente e nunca direto no piso, podendo utilizar paletes ou alguma estrutura similar impermeável.
Para evitar a natural instabilidade do papel frente às variações de umidade e temperatura do ambiente, a embalagem somente deve ser retirada no momento do uso.

Se possível, o papel deve ser armazenado no local de uso até que ocorra o equilíbrio de temperatura. Este cuidado evita a absorção do vapor d'água formado ao redor do papel, que pode ocasionar ondulação, correntes, etc.

A embalagem de Chambril conta com um "recheio" de plástico e é ideal para a conservação do papel. Abra as resmas e bobinas apenas no momento de alimentação da máquina. Ao trabalhar em etapas, mantenha as pilhas de papel, impresso ou cortado, protegidas; você pode reaproveitar o próprio envoltório de Chambril para este fim.

Toda sobra de papel deve ser reembalada mesmo em intervalos não muito longos (como o período do almoço, por exemplo). No caso de bobinas, para facilitar o processo, retire os discos laterais, que absorvem menos água, mas deixe a "barriga" da bobina protegida.

Com esses cuidados o impressor evita falta de registro em policromia, rugas, cordões de ar, difi culdades de alimentação, etc.


Para obter sempre um bom registro em suas impressões, é importante observar o sentido da fibra do papel. Para ter uniformidade, o papel é formado por fibras de celulose alinhadas num só sentido. No papel em formato, a fibra está no sentido de maior dimensão da resma. Assim, num papel 660 x 960mm as fibras estão no sentido 960mm.

Como o papel sofre maior deformação no sentido perpendicular às fibras, a impressora plana deve ser sempre alimentada com as fibras das folhas em paralelo aos eixos dos cilindros, para manutenção de registro. Importante: se você for alimentar a máquina com "meia-folha", lembre-se de solicitar papel com sentido invertido de fibra (ex: 960 x 660mm). Na guilhotina linear, o sentido da fibra do papel deve estar paralelo à faca. Já no cortevinco,o sentido da fibra deve ficar paralelo ao menor vinco.