Nos dias atuais o cliente não considera qualidade um adicional a ser vendido e sim um item de extrema importância para seu produto final. Não é mais aceito qualquer tipo de deslize na fabricação do produto final que possa comprometer a qualidade do mesmo. Pode se considerar também o fato de que o cliente dos dias atuais está mais inteirado com o processo gráfico e muito menos flexível no que diz respeito a prazos e condições de pagamentos.
E aí surge uma pergunta: como poderá o empresário ser competitivo e manter uma qualidade elevada? Esta pergunta surge, pois existe uma prerrogativa que qualidade, muitas vezes, não caminha junto com produtividade, porém este conceito é completamente ultrapassado.
Tudo pode ser resolvido com investimentos em alguns quesitos como:
1- Manutenção das impressoras para que as mesmas possam acompanhar o ritmo de produção exigido mantendo a qualidade necessária.
2- Planos de calibração de impressoras e provas digitais através da impressão de Test Forms para aumentar a confiabilidade do sistema, garantindo que o produto final é fiel ao que o cliente aprovou.
3- Controles de solução de molha e outros itens que normalmente são controlados pela impressora, mas não passam por aferição, podem gerar problemas que acabam obrigando o impressor a trabalhar fora do padrão de qualidade e atrapalhar a produtividade e conformidade do sistema.
4- Em um programa de constante monitoramento, podem-se obter dados de quais impressoras estão com dificuldades de produção. Não só quanto à falta de aumento na produtividade, mas também, quanto à manutenção de uma certa produção. Isso pode ser resolvido, porém deve-se considerar investimentos em insumos de qualidade.
Como foi observado, tudo pode ser resolvido com investimentos na produção e na manutenção pois, com uma implantação de projetos, são controlados itens através de metas e objetivos, o que garante um ganho de produtividade na ordem de até 40% e um pay back na ordem de até 6 meses.
Pequenos controles de manutenção, calibração das máquinas impressoras e geração de curvas de ganho de ponto e contraste, são itens portanto, que podem garantir a manutenção da produtividade e a competitividade de mercado. São um conjunto de fatores que, como uma ferramenta, ajudam a vencer neste tipo de mercado tão competitivo como o nosso.
Rafael Melo Pedreira
Consultor de impressão Offset