As rolarias têm a função de entintar e molhar a chapa, sendo responsáveis por 60% da qualidade final do produto impresso. Por isso existem alguns cuidados que devem ser tomados para que seu bom desempenho esteja garantido. Em muitos casos essas orientações são completamente ignoradas por pura preguiça ou por falta de conhecimento técnico. Neste artigo serão pontuados e analisados alguns problemas e também sugeridas algumas dicas que podem evitar grande parte de problemas gerados por uma rolaria defeituosa.
Abaixo estão alguns esquemas de rolarias de diferentes fabricantes. Nota‐se que a quantidade de rolos varia entre elas, algumas máquinas têm 10, outras 15, porém a composição da borracha dos rolos e os cuidados a serem tomados para sua conservação são universais para qualquer tipo de máquina e rolaria.
Cuidados a serem tomados em relação à conservação dos rolos:
1- Todas as rolarias possuem um sistema onde um rolo de borracha não entra em contato com outro e sim, um rolo rígido entra em contato com um rolo de borracha. Por isso, para não haver danos aos rolos de borracha durante a produção, sua superfície deve estar isenta de sujeiras ou partículas menores e, para eliminar essas partículas, basta lavar a rolaria somente com solvente e água;
2- Outro processo de extrema importância para a conservação da superfície dos rolos é a descalcificação dos mesmos através de uma aplicação de produtos próprios para esta função, facilmente encontrados no mercado. Estes produtos retiram o carbonato de cálcio e outras impurezas que, ao longo do tempo, vão sendo depositadas pouco a pouco na superfície da rolaria e acabam diminuindo a vida útil da mesma;
3- Aparelhos como durômetro, paquímetro e calibre de faixas podem ajudar no processo de regulagem e calibração de rolarias.
Cuidados a serem tomados na ordem de procedimentos mecânicos para conservação da rolaria:
1- Os rolamentos devem estar em perfeitas condições, pois são responsáveis pela performance do rolo durante a impressão. Existem controles e medidas de manutenção preditiva e preventiva que podem ajudar neste quesito. Todos os rolamentos devem estar limpos e lubrificados e deve ser feito um monitoramento dos mesmos para que esses sejam substituídos quando se desgastarem, de maneira a não prejudicar os rolos da rolaria;
2- A pressão de regulagem é um item que gera muita polêmica. Uma pressão de contato pode ser medida visualmente, porém há muitos outros fatores que não aparecem em um controle deste tipo, como a pressão no eixo, o que pode acelerar o desgaste do rolo de borracha.
Portanto, com esses simples cuidados pode‐se aumentar a vida útil de rolarias de máquinas offset em até 40% em relação ao indicado pelos fabricantes. Por que não, então, adotar essas medidas tão simples e ganhar tanto na qualidade dos impressos como na conservação do equipamento?
Rafael Melo Pedreira
Consultor de impressão Offset