Você não tem tempo?!? Lamento, mas você tem todo o tempo que existe. Poucas coisas são tão comuns e inquestionáveis na sociedade do século XXI como a carência de tempo. A velocidade da informação, a imprevisibilidade e a competitividade do mundo moderno impõem às pessoas um exercício diário para equilibrar vida pessoal e profissional que, na maioria das vezes, se transforma numa experiência frustrante de “luta contra o tempo”. Nas organizações não é diferente: afinal, como responder de forma rápida e eficaz às contínuas mudanças e às inúmeras demandas produzidas pelo desafio de sustentar a vantagem competitiva das empresas?
Tudo mudou menos a natureza do tempo, que continua a nos oferecer as mesmas 24 horas por dia para fazer muito mais. Em dias nos quais o tempo é o principal desafio, saber administrá-lo para fazer o que é relevante e atingir as metas e objetivos, é fator crítico de sucesso e, portanto, diferencial competitivo. Comece gerindo seu tempo com a certeza de que, mesmo com a sensação de que lhe faltam horas, você tem todo o tempo que existe. São 24 horas por dia, não há como expandi-las ou esticá-las, e nem como guardá-las. O tempo passará quer você queira ou não e não há como tê-lo de volta. Gerir o tempo é a ação de controlar a própria vida por meio do uso inteligente das horas, equilibrando as pressões para atingir as suas metas. Pergunte-se: quanto vale um minuto? Isso depende de como você decide utilizá-lo. Se produzir algo útil, capaz de gerar resultados aos seus objetivos, então você deu significado e valor ao seu tempo. O valor do tempo está vinculado aos princípios do objetivo e da concentração, que permitem a clareza das metas e o direcionamento do esforço, canalizando a ação e evitando a dispersão. Dê sentido ao tempo, planejando o seu uso:
Com as prioridades e a agenda definidas, mantenha o foco da ação e canalize sua energia para os assuntos relevantes em relação as suas metas. Utilize para tal mais dois princípios da gestão do tempo: o princípio do controle, que permite avaliar o uso do tempo e corrigir rotas de ação; e o princípio da proteção, que neutraliza seus desperdiçadores.
TEMPO É ESCOLHA, É REALIZAÇÃO, É VIDA! Previna-se contra os “ladrões” do tempo: