Agregando valor ao projeto utilizando verniz

Agregando valor ao projeto utilizando verniz

No momento da criação várias informações devem ser mensuradas, não só as óbvias como os textos e imagens, mas também as que serão sensitivas, como as cores, a textura e o brilho do papel, por exemplo.

Para aproveitar esta interação que o projeto gráfico possui com quem o manipula, é interessante o uso de recursos que agregam valor e diferenciam o material dos demais, como os vernizes.

Existem vários tipos de vernizes:

Verniz UV

O mais popular dos vernizes utilizado em larga escala nos mais diferentes tipos de projeto, podendo ser com brilho ou fosco. Pode ser aplicado sobre laminação e suporta desgaste por vinco ou dobra.

O verniz UV deve secar por polimerização, ou seja, exposição à luz ultravioleta e pode ser aplicado tanto na área total do impresso como localizada, conhecido como reserva. Neste último caso a aplicação pode ser por meio de tela de silk screen (serigrafia) ou clichê de polímero.

O acabamento do verniz UV é muito intenso (high gloss e high fosco) e dependendo da espessura da aplicação é possível ter relevo como resultado, aumentando os resultados sensitivos ao toque.

Verniz com Glitter

Este tipo de verniz possui grãos de sílica e glitter em sua composição, sendo sensível ao toque e ao olhar, devido ao brilho com efeito purpurina. Pode ser utilizado em produtos com enfoque infantil e feminino.

Verniz Texturizado

Outra característica interessante de alguns vernizes é a textura. Nesta categoria estão os vernizes que dão a sensação de rugosidade, couro (gofrado), pele animal, pedra, areia, pelo, casca de laranja, gotas e tantos outros exemplos que vão surgindo com as inovações que o mercado exige.

Podem ser utilizados em materiais promocionais e editoriais.

Verniz Perolado

Na mesma linha dos efeitos especiais dos texturizados, os vernizes perolados permitem agregar sofisticação ao impresso. Disponível nas cores prata e dourado.

Verniz Fluorescente

Alguns vernizes são sensíveis a luz, como é o caso dos fluorescentes. A aplicação deve ser sempre localizada e os elementos que recebem este recurso, aparecem com uma cor fluorescente ativados pela luz.

Verniz Termocrômico

Existem também os vernizes sensíveis a variação de temperatura, os termocrômicos. A temperatura é predefinida entre 29 e 45 graus, e torna as peças gráficas interativas e divertidas.

Verniz Aromático

O cheiro é uma sensação muito subjetiva e pode levar as mais diversas lembranças. Para isso existem vernizes que produzem cheiros dos mais diversos, desde os mais comuns como morango, chocolate e talco até os mais exóticos como vento, flores frescas e carro novo.

É interessante ver e sentir os vários tipos de vernizes para ter certeza no momento da escolha, levando em consideração os objetivos que a peça gráfica almeja.

Por isso, entre em contato com empresas que fornecem este tipo de serviço e solicite catálogos ou amostras. Não esqueça também de verificar os valores destas aplicações para ter noção exata do que é possível ser utilizado no seu projeto.

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