Para a criação de uma peça gráfica vários itens devem ser mensurados, entre eles a produção gráfica, que possui várias fases e detalhes que diferenciam a obtenção de resultados no material final. Um projeto gráfico deve ser norteado por conhecimentos não só do processo e das tecnologias disponíveis, mas também com a interação do público alvo.
Conhecer as categorias em que seu projeto se enquadra permite um leque maior de opções para realização e finalização.
Categorias das peças gráficas:
- Editorial: livro, revista, jornal, house organs (jornal interno), encarte;
- Promocional: folheto, panfleto, folder (folheto com dobras), catálogo, display, móbile, flâmula, divulgação PDV (ponto de venda), cartaz, cartazete, adesivo de piso;
- Embalagens: caixas, plástico rígido, plástico flexível, laminados, pet, tetra pack, rótulos, etiquetas;
- Sinalização: banner, lona, backlight, frontlight, empena, envelopamento de veículos, outdoor, indoor;
- Corporativo (papelaria): papel carta, envelopes, cartão de visita.
As informações que o cliente transfere para o atendimento devem ser analisadas com atenção para direcionar os departamentos ou fornecedores, visando o melhor resultado e a satisfação de todos que estão envolvidos com o processo produtivo.
Outro ponto importante é o custo. Todos os itens que foram listados no atendimento ao cliente devem ser contabilizados. O levantamento orçamentário deve nortear o departamento de criação para que nenhuma surpresa aconteça e inviabilize a produção ou cause prejuízo às partes envolvidas.
Para se manter no mercado de trabalho, a evolução tecnológica obriga a especialização dos profissionais da área gráfica. Cada vez mais é necessário treinamentos nas empresas para reciclagem de informação. Gestores devem estar antenados com novidades relacionadas à sua área de atuação, atentos a possibilidades de investimentos viabilizando novos negócios.
Por isso o conhecimento dos processos de impressão é fundamental. Criar diferenciais são pontos importantes para valorização do resultado final.
Os sistemas de impressão possuem características como o uso de tinta, substrato (suporte de impressão), matriz e maquinário. No mercado gráfico temos os seguintes:
Sistema | Matriz | Tinta | Substrato | Maquinário |
Offset | Chapa de alumínio (planográfica) | Pastosa | Papel, metal e plástico | Plano e rotativo |
Rotogravura | Cilindro encavográfico (baixo relevo) | Líquida | Papel, plástico flexível, laminado, metal | Rotativo |
Flexografia | Clichê de polímero (alto relevo) | Líquida | Papel, plástico flexível, tetra pack, laminado | Rotativo |
SilkScreen (Serigrafia) | Tela | Pastosa | Papel, plástico, metal, vidro, borracha, tecido, madeira | Plano |
Tampografia | Clichê encavográfico (baixo relevo) | Pastosa | Objetos Irregulares | _ |
Tipografia | Clichê de metal (alto relevo) | Pastosa | Papel | Plano e rotativo |
Digital | – | Tonner ou tinta líquida | Papel, plástico | Plano e rotativo |
Realizar a análise do material após a impressão permite criar uma acuidade visual que aumenta com a experiência possibilitando mais segurança na tomada de decisão.
As possibilidades de uso dos acabamentos agregam valor as peças gráficas, aumentando seu poder de atração e criando um diferencial no resultado final. Os sistemas de acabamento estão relacionados aos processos de funcionalidade do projeto e enobrecimento.
Quanto a finalidade temos em peças gráficas editoriais as dobras paralelas (janela ou ventana, carteira, sanfona ou zig zag) e cruzadas para formação de cadernos imposicionados, além das encadernações como grampo no dorso (canoa ou cavalo), lombada colada e costurada.
Ainda no campo da funcionalidade temos os acabamentos carto técnicos que utilizam uma faca feita com base de madeira e lâminas encaixadas conforme desenho prévio. Com a faca é possível obter corte, vinco, serrilha, micro serrinha, meio corte e picote.
Sobre enobrecimento podemos listar os acabamentos que agregam valor a peça, melhorando a resistência ou a estética (aparência). Nessa categoria podemos citar o verniz (localizado, total, high gloss, UV, textura), laminação (brilho, fosco, gofrada, holográfica, perolada), plastificação, relevo seco, relevo americano, microencapsulado e hot stamping.