As embalagens possuem projetos gráficos que estão muito presentes em nosso dia a dia. Desde as feitas de plástico até as de cartão (conhecidas como cartotécnicas), passando pelas latas, pelos saches e pelos stand up pouch, as embalagens são responsáveis, principalmente, pela proteção de boa parte dos produtos que consumimos.
As embalagens são classificadas como:
Primária: que fica em contato direto com o produto.
Secundária: quando é usada para conter as embalagens primárias.
Terciária: quando é usada para o transporte de embalagens primárias e secundárias.
O foco do designer de embalagem é na embalagem primária que tem como principal função proteger o produto. Além disso, por ser uma ferramenta poderosa de marketing, deve ter destaque no ponto de venda para convencer o consumidor de que aquele produto será a melhor escolha, tornando-o competitivo. Além da fixação da marca, elas podem popularizar um determinado produto e promover campanhas de marketing, chamando a atenção do consumidor, por meio de cores, fontes e imagens.
Conceitualmente, o design de embalagem é uma junção do design gráfico e do design do produto, que determina o aspecto visual e funcional do projeto.Um dos pontos de destaque é o estudo tipográfico (fontes) porque identifica o produto. Um recurso bastante utilizado pelas grandes marcas é que o nome deste produto tenha uma identidade visual que caracteriza o que está sendo embalado e que serve de identificação imediata ao consumidor.
Além disso, a geração de uma paleta de cores específica e direcionada, relaciona o projeto com sua função, determina o aspecto visual e cria uma fidelidade bastante forte com o consumidor, permitindo a fixação da imagem na mente do consumidor e sua permanência no ponto de venda.
Exemplo de paleta de cores
Para o consumidor a embalagem está associada ao produto, servindo de identificação no momento da compra. O designer de embalagem, deve utilizar essa premissa para criar as suas peças. Além dos itens anteriormente mencionados, para desenvolver um novo projeto de embalagem é necessário também estudar os custos, os fatores sociais, culturais, os processos de fabricação e envase, além dos materiais disponíveis, sem se desviar das questões estéticas e funcionais.
As embalagens específicas para datas comemorativas, como natal, dia das mães, dia das crianças e páscoa por exemplo, são interessantes para agregar valor e aumentar as vendas. Os consumidores aguardam algumas marcas que são tradicionais no uso desta estratégia. Além disso, as opções de quantidades, do tipo “Compre 3, pague 2”, e de itens colecionáveis, como copos, canecas, potes e latas decorados, também costumam alavancar as vendas.
Outro ponto importante na criação é a sustentabilidade. O uso excessivo de embalagens gera uma quantidade de lixo muito grande, que merece atenção dos profissionais que estão envolvidos em toda cadeia de produção. O tipo de descarte, a reciclagem e a possibilidade do uso de refis são pontos importantes e de discussão no momento da criação.
Textos obrigatórios como ingredientes, composição, quantidade, selos específicos e dimensões padronizadas são itens que podem inviabilizar a produção caso sejam negligenciados, por isso merecem bastante atenção.
Para se manter atualizado é interessante visitar feiras do setor, conhecer fornecedores, tecnologias e materiais para garantir inovação, qualidade e competitividade no desenvolvimento de embalagens, saindo sempre a frente.
Uma das tendências no desenvolvimento do setor são as embalagens inteligentes. Um exemplo da tecnologia utilizada nestas embalagens é o MAP (Modified Atmosphere Packaging – Embalagem em Atmosfera Modificada) que substituí o oxigênio que está ao redor do produto, por uma mistura de nitrogênio e dióxido de carbono com a função de retardar o crescimento de vermes eliminando o uso de conservantes.
Algumas embalagens estão sendo produzidas com microchips que recolhem informações sobre características, como temperatura e umidade e acionam um alerta quando estascondições estão fora das padronizações necessárias para uma boa conservação. Levando em consideração aspectos técnicos, visuais e as normalizações do setor é possível produzir embalagens atrativas e eficientes.