Nos humanos as cores são produzidas no cérebro pela captação da luz por meio do olho, portanto são subjetivas. Elas são tão comuns em nossas vidas que é difícil entender como se formam. Aprendemos na infância, primeiro a diferença entre os tons para depois relacioná-los com letras e números.
Cada cultura também possui as suas preferências quanto as cores. Da mesma forma podemos perceber que a maioria das redes de fast food utilizam o vermelho como cor predominante nas logomarcas e ambientes, exatamente para estimular a fome. Observem que os centros cirúrgicos são verdes em tom claro, transmitindo tranquilidade e os laboratórios são brancos para dar a sensação de esterilidade.
Na criação de um projeto gráfico muitos detalhes devem ser levados em consideração como tipologia, formas e pesos dos elementos de página, porém as cores ocupam um lugar especial neste processo.
Todo projeto tem um objetivo e uma mensagem a ser transmitida. As cores são parte importante deste processo porque podem provocar lembranças e sensações.
A seguir alguns exemplos das cores e as sensações que elas podem provocar:
Branco: pureza, paz, inocência, divindade, harmonia, batismo, casamento, ordem, simplicidade, limpeza, esterilidade.
Preto: seriedade, nobreza, sombra, miséria, pessimismo, melancolia.
Cinza: neutralidade, tédio, tristeza, passado, seriedade.
Vermelho: paixão, ansiedade, fome, coragem, virilidade, glória, emoção, ação, agressividade, perigo, dinamismo, energia, revolta, calor, violência.
Laranja: alegria, luminosidade, êxtase, euforia, festa, tentação.
Amarelo: riqueza, claridade, prazer, conforto, alerta, euforia.
Verde: esperança, frescor, saúde, bem estar, natureza, calma.
Azul: intelectualidade, sabedoria, fidelidade, confiança, verdade, harmonia.
Roxo: espiritualidade, mistério, ilusão, sonolência, justiça, misticismo.
Rosa: feminilidade, romantismo, afeição, doçura, delicadeza.
Marrom: dureza, robustez, segurança, solidez.
Violeta: prosperidade, respeito, dignidade.
Algumas combinações de cores podem ser bastante úteis quando é preciso atingir alguns objetivos. Por exemplo:
- Para uma legibilidade a distância combinar o Amarelo e Azul é a melhor escolha.
- Para um maior contraste utilize o Preto e o Amarelo.
- Para sensações de neutralidade utilize Preto e Branco.
- Para melhor percepção é importante utilizar elementos gráficos escuros sobre fundo claro.