Sentido da fibra do papel

Sentido da fibra do papel

O papel para impressão é produzido em uma esteira contínua que recebe a pasta de celulose e forma uma tira, que no final do processo será enrolada. Durante a produção as fibras naturalmente serão posicionadas no sentido da esteira e depois acompanharão este sentido quando transformadas em bobinas. O sentido em que as fibras correm é chamado sentido fibra e o lado contrário, sentido contra fibra.

O papel pode ser cortado em folhas depois da fabricação para alimentar máquinas planas. Neste caso o sentido fibra deve estar no lado maior da folha. Porém, é possível solicitar que o corte seja feito com o sentido fibra invertido, ou seja, no sentido contra fibra em casos de materiais diferenciados.

É muito importante que o sentido fibra do papel seja avaliado durante o processo. O conhecimento de todas as etapas que compõem a produção de determinado projeto gráfico permite escolher o sentido fibra mais adequado a cada peça, aumentando a produtividade e evitando problemas de produção.

Para descobrir qual é o sentido fibra do papel existem testes de laboratórios que utilizam equipamentos específicos e regras padronizadas. Porém com métodos simples, que podem ser realizados facilmente, podemos chegar a algumas conclusões.

Um modo bastante simples é rasgar a folha de papel no comprimento e na largura. O sentido fibra está do lado em que o rasgo é mais simétrico.

Outro método também simples é rasgar uma tira da folha do lado do comprimento e outra da largura. Tendo as duas tiras do mesmo tamanho (altura e largura) coloque-as entre o polegar e o indicador e faça um movimento para o lado, deixando que as tiras caiam naturalmente. A tira que oferece mais resistência é a que está no sentido fibra.

Algumas dicas sobre o sentido da fibra:

  • As folhas sofrem mudanças menores se as fibras estiverem paralelas ao eixo dos cilindro de impressão, diminuindo as variações de registro provenientes da deformação do papel;
  • Materiais que precisam de sustentação como display ou calendário de mesa, por exemplo, precisam que o lado fibra fique perpendicular a base da peça;
  • As operações de corte e dobras são executados com mais facilidade quando colocados paralelos às fibras do papel;
  • A colocação do lado fibra do papel paralelo a lombada permite menor deformação e mais resistência em materiais encadernados;
  • Para conferir resistência nas embalagens cartonadas, as fibras do papel devem estar paralelas a maior dobra.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também