A impressão digital deixou há muito tempo de ser um sistema com qualidade ruim e de baixa produtividade. Voltada para impressos sob demanda, este sistema possui tecnologia que conquistaram o mercado gráfico, provando o seu valor e atendendo todos os nichos, desde livros à embalagens, possibilitando ainda a personalização e customização de produtos.
As principais tecnologias de impressão digital são os sistemas diretos (jato de tinta e termografia) e os sistemas indiretos (eletrofotográfico e magnetográfico).
Conheça as principais tecnologias da impressão digital.
Sistema direto – Jato de tinta
Drop on demand (gotas por demanda): a tinta é aquecida e quando ferve cria uma bolha que expele a tinta em direção ao papel.
Piezoelétrico: a tinta é acondicionada em um canal com um ou mais orifícios vedados por cristais nas extremidades. Impulsos elétricos são enviados aos cristais que liberam a passagem da tinta.
Jato contínuo: gotículas de tinta são formadas por vibração ultrassônica. As destinadas a formação da imagem são carregadas eletricamente e atingem o papel. As que não foram carregadas são desviadas ao duto de retorno do tanque original. Podem ser únicos, múltiplos onde existe um conjunto de bicos injetores e hertz que forma uma faixa de gotas com cargas elétricas.
Sistema direto – Termografia
Transferência térmica: a imagem é formada devido ao aquecimento dos cabeçotes da impressora que transfere o pigmento de fitas revestidas para o substrato.
Sublimação: a impressora aquece bastonetes de cera que ficam líquidas e são transferidas para o substrato, solidificando-se e formando a imagem.
Sistema indireto – Eletrofotografia
Eletrofotográfico: também conhecido como eletrostático, dielétrico ou por transferência. Neste processo cargas opostas se atraem e cargas iguais se repelem, separando grafismo do contra grafismo. Possuemalta produtividade e pode ser utilizada tanto com toner como com eletro ink.
Sistema indireto – Magnetografia
Magnetográfico: a formação da imagem é feita por um cilindro magnetizado que atrai o toner em áreas específicas, construindo o grafismo.