Na criação de um projeto gráfico muitos itens precisam de atenção como as informações contidas no briefing, a escolha do melhor substrato e até qual sistema de impressão mais se adapta aos resultados esperados. Porém o uso dos programas gráficos adequados às suas funções também merecem atenção, visando criar um fluxo de trabalho correto e obter o resultado desejado.
No mercado gráfico existem vários programas a disposição cada um com suas especialidades.
Telas de abertura dos principais programas gráficos
Temos os paginadores que são responsáveis pela disposição dos elementos do projeto gráfico (diagramação), determinar o formato e a ordem das páginas. Normalmente é no programa paginador que o arquivo é fechado em formato PDF para poder ser enviado a saída. É interessante citar que estes programas não são responsáveis pela geração e edição de imagem. Elas são feitas em programas específicos e colocadas no paginador. Estes arquivos são chamados de links (vínculos). Qualquer alteração necessária nos links deve ser realizada nos programas de imagem e depois atualizadas no paginador.
Um dos paginadores mais conhecidos hoje em dia é o InDesign desenvolvido pela Adobe System. O InDesign foi lançado em 1998. Prometendo aumentar a produtividade e com ferramentas aprimoradas, tinha o intuito de substituir o PageMaker, outro paginador muito conhecido na época.
Interface do InDesign
As imagens são geradas em programas específicos para este fim. Neste momento é importante conhecer um conceito que define os tipos de imagens: vetorial e bitmap.
As imagens vetoriais são as formadas por segmentos de nós que são geradas por meio de equações matemáticas. Esta ação é transparente para o usuário. Quando desenhamos uma curva, nossa visualização é automática, porém o programa cria cálculos que geram os vetores e resultam no desenho.
Imagem Vetorial
As imagens bitmap (mapa de bits) são formadas por pixel, ou seja, pontos digitais. Estas imagens normalmente são fotos porque os pixel conseguem fazer a variação tonal de forma mais gradual, aumentando a qualidade da imagem.
A quantidade de pixel determina o nível de detalhamento e é conhecida como resolução, medida em ppi (pontos por polegada). Para artes gráficas o usual é utilizar imagens com tamanho igual ou próximo da medida que ficará na diagramação e com 300 ppi. Porém, com informações mais precisas sobre o projeto, como substrato e lineatura, é possível saber qual resolução é a mais indicada.
Imagem Bitmap
Na parte de programas vetoriais existem duas opções: o Illustrator da Adobe System e o CorelDraw da Corel Corporation. Discussões acirradas sobre as vantagens e desvantagens de cada programa acontecem com frequência entre os operadores de pré impressão mas os dois são largamente utilizados na área gráfica.
Para as imagens vetoriais a indicação é utilizar o Illustrator ou o CorelDraw, dependendo da preferência do usuário, porém para as imagens bitmap a indicação é do uso do Photoshop, utilizado pela maioria dos usuários.
O Illustrator foi lançado em 1988 como o primeiro programa em linguagem postscript. Preferido pelos usuários de MacOS é um programa com ferramentas de desenho sofisticadas e com grande qualidade de saída.
Interface do Illustrator
O CorelDraw é um programa muito mais popular devido a facilidade de manipulação. Com ferramentas intuitivas e interface amigável, é o preferido dos usuários de Windows. Foi lançado em 1989 pela Corel Corporation.
O mais popular dos programas gráficos é sem dúvida o Photoshop. Responsável pelo tratamento da imagem e efeitos especiais, causa polêmica sempre que é utilizado de forma exagerada. É uma poderosa ferramenta para valorizar as fotos do projeto. Foi lançado em 1990.
Interface do Photoshop
Todos os programas da Adobe System podem ser utilizados na plataforma MacOS e Windows. O CorelDraw pode ser instalado nas duas plataformas até a versão 11. A partir da 12 deve ser instalado apenas no Windows.
Como muitos controles do processo estão na pré impressão, determinar adequadamente os programas que devem ser utilizados para confecção do projeto, aumentam as chances de uma boa execução do processo de produção, obtendo os melhores resultados.
Todos as patentes dos nomes, marcas e imagens de programas citados neste artigo pertencem a seus desenvolvedores.